O que é?

Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático, “empurrando” a linfa (líquido do plasma sanguíneo que contém proteínas e glóbulos brancos) a trabalhar em um ritmo mais acelerado. Esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas acumuladas localmente abaixo da pele.
A massagem de Drenagem Linfática é aplicada com movimentos de leve pressão, com movimentos lentos, mas contínuos e precisos.

É uma massagem dolorida?

A Drenagem Linfática não é dolorida, pois o fluxo da linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Com isso, aproveita-se a massagem para trazer à paciente conforto e relaxamento, estimulando o seu bem estar.

A Drenagem Linfática por si só é capaz de modelar o corpo?

Não, pois a Drenagem Linfática é apenas o estímulo externo do trabalho natural da linfa, e só existe uma maneira de aplicá-la: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais. Ela visa reduzir a retenção de líquidos (edemas) e favorecer a eliminação das

E os resultados?

Especialistas na área recomendam um mínimo de dez sessões para obter algum resultado efetivo, mas na primeira sessão, pode-se observar uma melhora visível do inchaço, e no funcionamento do aparelho digestivo.

Há alguma alguma contra-indicação para a Drenagem Linfática?

Sim, essa técnica de massagem é contra-indicada para pacientes com diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não-identificados (e caso essa técnica seja indicada, precisa ser autorizada por médicos). Porém, as que têm um histórico de problemas circulatórios serão as mais beneficiadas com a ação da drenagem linfática.