Esta terapia está ocupando um espaço cada vez mais ativo na medicina e dermatologia estética. Surgida na década de 70 nos Estados Unidos, a terapia fotodinâmica é uma opção menos nociva de tratamento para o câncer de pele, que acabou por ter sua área de atuação ampliada para o controle de várias outras alterações, como Acne (link pra pág. Trat. De acne), Queda de Cabelo e também no Rejuvenescimento.

O tratamento tem a vantagem de poder ser conjugado com outros, como toxina botulínica, os preenchimentos e os peelings, o que amplia os resultados no rejuvenescimento. O método de LED’s é um ótimo aliado para quem deseja obter uma pele clara, homogênea e rejuvenescida, sem fazer uso de ácidos ou lasers.

Como funciona:

A luz emitida pelos leds penetra as células, ativa a produção de colágeno e inibe, simultaneamente, as enzimas que o destroem. A terapia fotodinâmica se refere ao uso terapêutico de reações fotoquímicas, envolvendo o uso de uma droga fotossensibilizante, conhecida como ALA-5. Ao se impregnar no tecido, essa droga capta a irradiação de uma luz concentrada e direcionada para a área a ser tratada, que vai procurar a destruição do tecido, para que um novo tecido saudável seja criado pelo corpo.

Vantagens dos leds no tratamento de acnes:

Devido sua atuação nas glândulas sebáceas e no combate às bactérias responsáveis pela inflamação, esta terapia consegue diminuir em até 60% a acne inflamatória, num período de 1 mês, após 2 a 4 sessões semanais, sem utilização de nenhum medicamento convencional adicional, e sem efeitos colaterais.

Vantagens dos leds no rejuvenescimento da pele:

A terapia fotodinâmica diminui sensivelmente as ceratoses (inflamações na pele), as sardas e os pequenos vasos sanguíneos dilatados na pele (telangiectasias). É feita a aplicação do ALA pelo menos 2 horas antes da aplicação da luz ou laser. O aparelho mais utilizado é a luz intensa pulsada.

Ocorrerá um vermelhidão na área, com posterior formação de crostas, que irão se desprender no período de 3 a 4 dias, junto com uma descamação importante da pele. Cada sessão deve ser feita com intervalos de 1 mês e o tratamento equivale a 3 sessões da luz intensa pulsada sem o ALA.